Design mudando o mundo #1 – Impressão 3D

impressão 3d - topo

 

O design é uma ferramenta, que aliada as novas tecnologias só tem a ganhar. Há algum tempo que a impressão 3D foi anunciada, porém somente no ano de 2015 elas explodiram no mercado. Essa ferramenta tem fascinado amantes de tecnologia e futuristas do mundo inteiro. O impacto gerado pela impressão 3D é maior do que imaginamos, pois a usabilidade dessa ferramenta é gigante, como podemos ver nos exemplos abaixo:

 

Repor peças quebradas de um jeito fácil e mais barato

Qualquer peça quebrada pode ser impressa, sem que haja necessidade de ir até uma loja e comprar várias peças (já que raramente uma peça é vendida separadamente). Empresas como Dyson, por exemplo, já disponibilizam arquivos 3D de partes de seus aspiradores para impressão.

impressão 3d - 1

 

 


Construções Sustentáveis

Alguns lugares do mundo já estão utilizando impressão 3D em construções de casas sustentáveis, já que não existe necessidade de transporte, o aproveitamento de materiais é máximo e o volume de lixo/entulho é reduzido ao mínimo. Atualmente na China já existem empresas usando esta tecnologia para construir 10 casas em um único dia. Com o custo individual de apenas US$5.000,00!impressão 3D - casas

 

Próteses com preços mais acessíveis

Podemos com a tecnologia de impressão 3D, criar próteses para substituição de membros que são muito caras por preços bem abaixo do que são vendidas atualmente no mercado.Em países assolados por Guerra, ou ainda economias em desenvolvimento, tal valor pode inviabilizar a adoção destas soluções protéticas, prejudicando assim a qualidade de vida de quem as necessita.

No Sudão, Mark Ebeling, CEO da empresa de pesquisa Not Impossible Labs, fundou um hospital onde próteses são impressas em 3D pelo valor de $100, muito inferior ao usual.

impressão 3D - próteses

 

Reutilização de Plástico Descartado

Considerando que a maioria do plástico usado hoje em dia não é biodegradável, qualquer esforço de reciclagem é bem-vindo. Existe a possibilidade de usar este plástico, que seria descartado, como refil para impressoras 3D. Já até existe um produto deste tipo disponível, que aceita apenas esse tipo de material para impressão, uma iniciativa criada com apoio do músico Will.i.am e da Coca-Cola.

impressão 3D - reciclar

A impressão 3D tem um futuro gigantesco pela frente. Na Holanda já existe uma empresa criando cadeiras usando como material geladeiras antigas, na Bélgica, uma equipe fez o primeiro transplante de maxilar usando uma peça de impressão 3D. Para os inovadores, a impressão 3D já é uma realidade palpável. Fica com você a opção de esperar o futuro acontecer ou fazer parte dele. As opções são inúmeras, basta usar sua criatividade.

 

Fonte.