A Importância da Identidade Visual

Hoje vamos abordar um tema muito comentado por empresários e empreendedores: a real importância da identidade visual para que suas empresas tenham sucesso. Você já parou para pensar como pode influenciar no discurso de venda ou até mesmo na forma que seu consumidor se comporta, utilizando apenas a boa aplicabilidade de uma identidade visual?

A Triocom é especialista nisso e vai trazer pra você as principais informações sobre esse assunto, que com certeza vão fazer a diferença na hora de vender os seus produtos e serviços no mercado.

O que é identidade visual de marca?

Iniciamos nossa linha argumentativa com a origem da palavra identidade, por que ela vem do Latim identitas, “a mesma coisa”, de idem, “o mesmo”. Então podemos sugerir que a identidade visual, transmite informações e características de alguém ou algo, facilitando o seu entendimento.

E a origem da palavra marca, você sabe?

A palavra marca tem sua origem no Germânico mark, “fronteira, limite” e também, por consequência, “sinal distintivo, bandeira”.

Já que você chegou até aqui, certamente é por você está em busca de informação e talvez já tenha lido sobre branding, que também tem uma grande relação com o nosso assunto, pois a palavra é de origem anglo-saxônica inicialmente e com o significado de “queimar”. Como um exemplo prático, temos a própria agricultura, porque o homem precisou encontrar uma forma de “marcar” seu gado para determinar quem era o dono daqueles animais junto de tantas outras criações, que inclusive é um ato praticado até hoje.

Essa mesma lógica é aplicada em muitas coisas dentro da nossa rotina, vamos exemplificar:

No documento de identidade brasileiro, também conhecido como RG, é possível encontrarmos algumas informações importantes, além da foto – que já é um ótimo indicador – porque vemos sobrenomes, podemos saber quem são os pais do dono da documentação, o dia de seu nascimento, até mesmo se é doador de órgãos ou não. Olhando para um RG já é possível começar a construir um perfil e saber quem é a pessoa, mesmo sem conhecer.

Obviamente não é possível saber seus gostos musicais, pra que time torce, mas já informa muito sobre suas origens. Agora imagine que todas essas informações precisam ser repassadas ao consumidor do seu produto com a mesma praticidade em que sacamos nossa documentação do bolso para nos identificarmos. Complicado, não? Precisamos facilitar isso!

Identidade Visual – O “RG” da sua marca

Por conta disso, quando o assunto for identidade visual corporativa, temos que pensar nas mais diversas situações e disposições em que o consumidor vai chegar até sua marca. A construção de uma identidade visual pode demonstrar para os seus clientes quais são as filosofias da empresa, que tipo de serviço ou produto a empresa vende e principalmente o que agrega na vida de quem consome.

A identidade visual age como um instrumento que tangibiliza os significados da sua empresa, tem a função de dar forma e cor a sua marca. Seria muito gratificante – e rentável – poder transmitir pessoalmente para todos os potenciais clientes o que você faz e o porquê, mas infelizmente isso não é possível e a identidade visual vem para auxiliar em todas essas questões!

Importancia-Identidade-Visual-Triocom

O poder da Identidade Visual. Temos certeza que você conhece estas marcas.

Por que investir?

Você sabia que nas grandes corporações, o valor de marca já é contabilizado como ativo e está presente nos balancetes anuais? Já passamos por muitas experiências, tendo clientes com décadas de mercado, alguns inclusive, líderes em seus setores, que nos faziam esta mesma pergunta. A resposta é seguida de uma pergunta simples, porque não se preparar para investir em uma área que só visa agregar valor para o negócio?

Outra comparação que sempre fazemos é a da fotografia do RG, olhe uma fotografia sua de quando você tinha 15 anos, temos certeza que muitas coisas mudaram em você. Acredito que você não se veste mais como naquela época, talvez seu corte de cabelo tenha mudado bastante. Por que a marca do seu negócio não evolui como as pessoas estão evoluindo?

Identidade Visual - Exemplo Santander - Triocom Design

Até o Santander reposicionou sua identidade visual. Tem certeza que a marca da sua empresa não precisa?

Mas e o custo disso?

Primeiro você precisa ver identidade visual como investimento, porque uma coisa que podemos garantir é que boas identidades visuais são duradouras, diminuem os custos de comunicação e se adaptam a mudanças do mercado facilmente.

O exemplo acima, que mostra a atualização da assinatura visual do Banco Santander, aconteceu 11 anos após sua última mudança. Isso sem falar na questão de ser uma marca internacional e que precisa adaptar desde as fachadas de todas as agências, até mesmo brindes e cartões de cada cliente que tem contato com essa marca e ainda assim, não exitaram na hora de atualizar. Agora, pare e lembre-se novamente da sua fotografia no RG. Todos precisam evoluir, com as grandes marcas não seria diferente!

Mas se não tenho uma grande empresa, por que investir nisso?

O exemplo do Santander é para acabar de uma vez por todas com a expressão “em time que está ganhando não se mexe”. Quando se trata do seu negócio, do seu dinheiro e das pessoas que contam com o seu produto, quanto mais gols você fizer melhor!

O ideal é poder investir no início da empresa, após você ter definido seu plano de negócios e antes de começar a atender seus clientes. Se ainda está na fase de elaboração do plano, lembre de incluir o investimento de uma identidade visual nesta etapa. Nossa maior dica não gira só em torno do valor financeiro que isso vai trazer, mas sim de tempo que vai ganhar.

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Exemplo de Identidade Visual feita pela Triocom para um pequena empresa.

Aqui na Triocom um projeto de Identidade Visual não é entregue em menos de 30 dias. Depois de aprovada a marca, lembre que você terá fornecedores e eles também precisam de tempo para entregar um trabalho de qualidade. Do que adianta uma Identidade Visual Corporativa de sucesso se sua fachada e uniformes saírem errados ou fora do padrão?

Já abri a empresa, e agora?

Caso a empresa já esteja no mercado e não se preocupou com a Identidade Visual até hoje, o ideal é começar aos poucos. Contrate um escritório de design ou até um profissional freelancer e analise quais pontos precisam ser modificados, adaptados e entenda as necessidades que esse profissional vai indicar. Atualizar sua identidade visual nem sempre significa jogar tudo fora e começar do zero.

Se você investiu em um logotipo há pouco tempo, inicie pelos materiais que você mais utiliza, crie um cronograma de mudanças que respeite seus limites orçamentários, também não se pode dar um passo maior que a perna. Se for preciso alterar seu logotipo, lembre-se de avisar seus clientes, fornecedores e colaboradores para que não exista nenhuma confusão na hora de aplicar essa nova identidade no mecado.

Só Identidade Visual já me garante bons resultados?

A Triocom tem a obrigação de destacar que identidade visual de marca é importantíssima para o crescimento da sua empresa sim, porém não garante ser o único fator para garantir o sucesso. Mas é importante saber que a empresa que investe em uma boa identidade visual  já sai na frente de muitos concorrentes que não levam isso tanto a sério.

Ao concluir essa  etapa, inicia a fase importantíssima de lançamento e divulgação da marca no mercado, por isso trace os caminhos que serão necessários para chegar até seu público. Mas esse assunto é para uma próxima publicação!

Em que estágio está sua marca? Tem interesse em saber mais sobre o assunto ou receber uma proposta? Preencha este pequeno formulário que a gente entra em contato com você.

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