O design de embalagem nas pequenas empresas

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Hoje vamos debater um pouco sobre a importância do design de embalagem nas micro e pequenas empresas.

Aqui na Triocom sempre gostamos de trabalhos que envolvam a criação de rótulos e embalagens. São projetos que são possíveis de “materializar”, pois após aprovação serão impressos e colocados nas gôndolas das lojas nos mais diversos cantos do Brasil.

Ficamos muito felizes em sermos procurados pelos pequenos empresários que buscam, no primeiro momento, deixar suas embalagens mais bonitas. Isso já mostra um grau de amadurecimento, pois a maioria ainda das pequenas empresas, veem a embalagem apenas como um vasilhame, algo com a função apenas de transportar os seus produtos.

Vamos enumerar algumas razões para você pensar com mais carinho nas suas embalagens:

1 – Design é caro!

Design deve ser considerado investimento. Não podemos tratar o design apenas como algo que está relacionado unicamente ao belo ou elitista. Investir em design de embalagem é aumentar competitividade e lucratividade, desenvolvendo produtos novos e melhores.

“Design não é “maquiagem”, mas melhoria efetiva de produtos, serviços e processos para atender à demanda e ao desejo do usuário.” – Jedyn, L., Murphy, D., Raulik-Murphy, G., (2012), Centro Brasil Design

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Caixa personalizada. Reduzimos o número de cores, agregamos promoções.

2 – Meus concorrentes são muito maiores!

Seu produto fica ao lado do maior concorrente na gôndola? Não precisa ter medo de competir em design. Mesmo com verbas menores é possível sim, ganhar destaque.  Importante é ser grande aos olhos de quem vê!

“A pequena empresa tem a oportunidade de se apresentar para a competição de mercado como uma concorrente de fato e não apenas como um participante envergonhado por estar mal vestido.” Fabio Mestriner

Design de embalagem Quintaes

Quintaes Alimentos, passou por uma padronização de rótulos. Melhor visualização na gôndola, aumento de venda.

3 – Minhas embalagens são genéricas.

Entendemos que o custo de produção de embalagens exclusivas são altos. Mas podemos iniciar a introdução do design de embalagem, analisando inicialmente os seus rótulos. Mesmo que você use uma embalagem genérica, é possível ter ganho de visibilidade e consequentemente de venda, atualizado um rótulo que já esteja no mercado há mais de seis meses. Acompanhe o gráfico de venda do seu produto. Curva descendente nas vendas é um sinal que talvez, um dos problemas, seja seu rótulo.

Nosso cliente de hidroponia, Broto D’água, utilizava embalagens genéricas, iguais aos concorrentes. Hoje conta com uma linha de embalagens exclusiva.

4 –  Propaganda gratuita

Antes que algum publicitário queira nos matar, deixamos claro que é muito importante pensar em outras estratégias de venda. Somente uma embalagem bonita não te fará ser um sucesso em vendas! A embalagem tem um potencial muito grande de divulgação. Já imaginou que alguns produtos ficam meses nas nossas casas, sendo vistos todos os dias, por todos que lá frequentam? Lembre que o custo da embalagem já está inclusa no produto e que muitas vezes é alto! Como escrito anteriormente, deixe de ver sua embalagem apenas como objeto que transporta seu produto e maximize o ganho que você pode ter. Divulgue seu web site, faça o cliente conhecer outros produtos, deixe o caminho para as suas redes sociais, com certeza o resultado vem!

Convido você que está lendo, sendo designer ou empresário, que manifeste sua opinião sobre o assunto. Toda discussão será bem vinda. Se você empresário, ainda tem dúvidas sobre como uma embalagem pode impactar nos seus produtos, deixe seu contato aqui.

Acompanhe nosso portfolio no Behance.